PREFEITOS DEFENDEM MAIS INVESTIMENTOS E SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA OS GARGALOS DAS GESTÕES
- Nazario Souza
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Sob a condução do presidente Ronaldo Madruga, prefeito de Pinheiro Machado, a da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) realizou na tarde desta terça-feira (15) reunião no prédio da Alfândega, em Rio Grande, durante a programação da FestiMar. Com foco exclusivo na defesa dos interesses municipalistas, a nova gestão da entidade inicia sua atuação com o propósito de enfrentar os gargalos diários das administrações municipais, especialmente nas áreas de finanças, saúde, educação e habitação.
Entre os principais pontos discutidos, a situação crítica da saúde foi o tema central. Com mais de 70 mil pessoas aguardando consultas na zona sul, os prefeitos denunciaram a sobrecarga sobre as prefeituras, que vêm sendo obrigadas a arcar com a maior parte dos atendimentos sem o aporte necessário dos demais entes federados. Como encaminhamento, a Azonasul promoverá um workshop técnico para aprofundar o debate sobre resoluções da CIR (Comissão Intergestores Regional) e da CIBE (Comissão Intergestores Bipartite Estadual), que impactam diretamente na distribuição de recursos para os municípios.
Além disso, as prefeituras foram orientadas a realizar um diagnóstico local sobre a evasão escolar e a perda de alunos da rede pública, com o objetivo de subsidiar um pedido conjunto para uniformização das legislações municipais sobre o tema.
Ainda no campo da saúde, o presidente Ronaldo levantou o questionamento já debatido durante reunião no Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a aprovação dos demais entes federados, mesmo quando deixam de deixando de aplicar na saúde e descumprem os índices constitucionais, enquanto os municípios seguem obrigados a cumprir rigorosamente os percentuais determinados. A indignação gerou consenso entre os prefeitos e resultará em uma reunião formal da Azonasul com o Ministério da Saúde e, posteriormente, com o governo estadual para tratar dos desequilíbrios na pactuação federativa.
Outro encaminhamento aprovado por unanimidade foi a formulação de um documento regional, a ser liderado pela Azonasul, solicitando a imediata habilitação de novos serviços nos hospitais da região que possuem processos parados. “São recursos novos e novos serviços que precisam chegar à população. É claro que esses atendimentos devem estar em conformidade com a Rede Assistir e com as exigências da Coordenadoria Regional de Saúde”, destacou o presidente.
Durante a reunião, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer também apresentou a pauta da ferrovia, reforçando a importância estratégica da ligação ferroviária para o desenvolvimento regional e pedindo o apoio da Azonasul na mobilização política em torno do tema.
Por fim, a prefeita anfitriã, Darlene Pereira pediu que os prefeitos aprovassem a inclusão, em caráter prioritário, das obras do Lote 4 da BR-392 no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), destacando a relevância da infraestrutura para o escoamento da produção e integração regional. A unanimidade dos prefeitos apresentou apoio ao pleito.
Comments