
O Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), iniciativa da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), realizou nesta terça-feira, no auditório do Sicredi, em Pelotas, a Oficina CONSIN 3. O evento teve como foco a ampliação dos mercados para produtos de origem animal por meio da adesão dos Serviços de Inspeção Municipal ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), possibilitando a comercialização em todo o território nacional.
A programação contou com a presença de gestores municipais, médicos-veterinários, empresários do setor agroindustrial e representantes dos serviços de inspeção sanitária das Prefeituras. O destaque do evento foi a participação do superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Cleber Souza, que abordou a importância da equivalência ao Sisbi-POA e os desafios para a estruturação dos consórcios intermunicipais de inspeção sanitária. Segundo ele, a adesão ao sistema representa um avanço significativo para pequenos e médios produtores que buscam expandir seus mercados e garantir a qualidade sanitária dos produtos.
Durante a oficina, foram apresentados cases de sucesso de consórcios que já aderiram ao sistema e conquistaram novos mercados. Além disso, a coordenadora do Suasa, na Superintendência do MAPA, Beatriz Kuchenbecker, palestrou sobre a implementação dos Programas de Autocontrole, essenciais para garantir a qualidade e segurança dos produtos de origem animal.

A importância da participação ativa dos municípios no processo foi reforçada pelo vice-presidente da Azonasul, Arion Braga, prefeito de Canguçu e pelo represente do Copes, José Flavio Vieira, prefeito de Cerrito, que destacaram a necessidade de um esforço conjunto entre setor público e iniciativa privada para fortalecer a agroindústria regional. "A integração ao Sisbi-POA é um caminho para a valorização da produção local, agregando valor aos produtos e promovendo o desenvolvimento econômico dos municípios", afirmou o prefeito Flavinho ao conclamar os empreendedores da região a participarem do projeto.
Comments