A primeira reunião da Câmara Técnica de Turismo e Sustentabilidade, que integra a Agência Regional de Desenvolvimento da Zona Sul, foi realizada na tarde da última quarta-feira, na sede da Azonasul, congregando empreendedores e gestores do setor. A discussão, coordenada pela presidente da Azonaul, Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas, girou em torno da necessidade de pensar o turismo regional de maneira integrada, ultrapassando os limites municipais e promovendo a região como um todo. A proposta é construir estratégias inteligentes que possam atrair novos investimentos e alavancar o desenvolvimento econômico através do turismo.
Na abertura do encontro, a presidente destacou o potencial diversificado da região, enfatizando que é uma área rica em cultura e belezas naturais, com atrativos que vão desde a serra até as águas doces e salgadas, além de uma rica herança histórica e cultural. "Temos um universo maravilhoso para explorar e avançar no turismo, onde temos uma homogeneidade porque somos um povo que gosta do mate e do samba e com uma diversidade de atrativos: água doce e salgada; serra; quilombos, pequenos e grandes propriedades, colonizações, enfim", afirmou Mascarenhas.
O grupo discutiu qual poderia ser o elo unificador para promover o turismo regional, buscando maneiras de atrair recursos e promover um entendimento colaborativo entre os municípios. A coordenadora da câmara temática, Jussara Argoud, reforçou a importância do respeito ao turismo como uma conquista coletiva, mencionando o exemplo de Morro Redondo, onde o número de empreendedores no setor cresceu de seis para 40.
Entre os principais pontos abordados durante a reunião, a necessidade de melhorias na infraestrutura da região foi destacada como crucial para alavancar o turismo. A atração de novos investimentos e a oferta de serviços mais qualificados também foram mencionadas como ações prioritárias. Jussara lembrou que, no início do trabalho na região, havia apenas uma agência receptiva de turismo, número que hoje chega a 15. Os números do movimento econômico do setor na região e o cadastramento de profissionais e empreendimentos no Cadastur, do Ministério do Turismo são algumas bandeiras a serem defendidas na arrancada dos trabalhos da câmara técnica do turismo.
Ciro Vives, gerente do Sebrae, mencionou a importância de dar visibilidade às ações regionais através dos veículos de comunicação. Ele recomendou que o grupo adote como pauta estratégica um estudo realizado pela Unisinos em 2019, que contém diversas propostas de ações para o desenvolvimento do turismo na região.
A câmara técnica concluiu que, com um pouco mais de planejamento e colaboração, a região poderá se posicionar como um destino turístico atrativo e competitivo, capaz de atrair investimentos e gerar desenvolvimento econômico de forma sustentável.
SOBRE A AGÊNCIA - Lançada em julho, durante a 30ª Fenadoce, a organização pretende agregar o poder público dos municípios da região às diversas entidades com o foco na busca estratégica pelo desenvolvimento da região. Aberta às contribuições e em fase inicial de trabalhos, a Agência está trabalhando através de três câmaras setoriais: Resiliência e Desenvolvimento; Turismo e Sustentabilidade e Setor Produtivo e Inovação. Com o encontro da última quarta-feira, as duas primeiras câmaras já estão com o primeiro passo concluído. A próxima reunião ocorrerá no dia 30, na sede da Azonasul, a partir das 14h30min, para agrupar as ações da câmara do segmento produtivo.
Comentários