
Com o objetivo de ampliar, padronizar e expandir o comércio de produtos de origem animal produzidos por agroindústrias da região, o Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), órgão ligado à Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e o Ministério a Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) promovem no dia 25 de março, a partir das 9horas, no auditório do Sicredi/Pelotas, uma oficina para Qualificação do Cadastro SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e Adequação Sanitária das Agroindústrias. O evento é o pontapé inicial do Projeto CONSIM e integra uma série de oficinas que visam preparar consórcios e gestores municipais para fortalecer a segurança alimentar e abrir novas oportunidades de mercado para os produtos de origem animal.
Classificado para integrar a segunda turma do projeto Consim3, o Copes reforça o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e a qualidade sanitária dos produtos regionais. O objetivo principal da oficina é capacitar representantes municipais, gestores consorciados e técnicos para cumprirem os rigorosos padrões do SISBI, que garante a qualidade e a segurança de produtos de origem animal em nível nacional.
A programação do evento conta com a participação de especialistas do MAPA, técnicos das inspetorias sanitárias e consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ocorrendo em um único dia, a fim de possibilitar o deslocamento e integração do máximo de interessados.
O presidente da Azonasul, Ronaldo Madruga, prefeito de Pinheiro Machado, enfatizou a importância do evento: “A oficina é uma oportunidade para todos que desejam expandir seus negócios para além dos mercados locais. Com a assinatura do protocolo de intenção do CONSIM, buscamos a equivalência ao SISBI para possibilitar a comercialização dos produtos de nossas agroindústrias em nível nacional. Este evento é um passo fundamental para que produtores e gestores compreendam o funcionamento do selo SISBI e os requisitos necessários para sua obtenção”, explicou.
Já o secretário executivo do Copes, Daizon Stoqueti, mencionou que além de orientar tecnicamente os participantes, a oficina visa impulsionar o desenvolvimento regional, incentivando a formalização e a competitividade das agroindústrias. Ao adequar os produtos locais aos padrões exigidos pelo SISBI, o nosso Copes contribui para a criação de uma rede de produtos seguros e de alta qualidade, que ganham força no mercado brasileiro, promovendo a geração de empregos e o crescimento econômico regional. Stoqueti lembra que para os municípios e produtores interessados, o evento representa uma oportunidade valiosa de profissionalização e de acesso ao mercado nacional. Ao longo da oficina, os participantes terão acesso a informações práticas e essenciais para a implementação das normas de segurança alimentar exigidas pelo SISBI, tornando-se aptos a oferecer produtos competitivos e seguros em nível nacional.
“A oficina marca mais um avanço no compromisso do Copes com o fortalecimento das economias locais, oferecendo condições para que os produtos regionais ganhem projeção e reconhecimento em todo o país, finalizou.
INSCRIÇÕES - Todos os interessados podem fazer inscrições sem custos ao evento pelo link: https://forms.gle/pbTamoHWV5GxsNR88.
Informações adicionais devem se obtidas pelo fone (53) 3272-3842, em horário comercial.
Programação:
9h - Recepção e Credenciamento
09h30min - Abertura
10h - Apresentação do Ministério da Agricultura e Pecuária - Qualificação do Cadastro SISBI
Público alvo: Representantes Municipais, Gestão do Consórcio e Equipe Técnica dos Serviços de
Inspeção
11:30h - Espaço para Perguntas
12:00h as 13:30h - Intervalo de almoço
13:30h - Apresentação Consultores - Adequação Sanitária das Agroindústrias Público alvo: Representantes das Agroindústrias, Médicos Veterinários Responsáveis Técnicos, Representantes Municipais, Gestão do Consórcio e Equipe Técnica dos Serviços de Inspeção
17:00h - Espaço para Perguntas
17:30h - Encerramento
Comentarios